Jair Bolsonaro foi eleito em Outubro, na segunda volta, como presidente do Brasil. Bolsonaro será empossado hoje como Presidente da República Federativa do Brasil.
A cerimónia que prevê apertadas medidas de segurança irá contar com a presença de chefes de Estado brasileiro para além de líderes de alguns países como Israel, Bolívia, Colômbia, Portugal, Cabo-Verde entre outros, escreveu o Notícias ao Minuto.
Com o lema conservador "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", Jair Bolsonaro, de extrema-direita, assume a pretensão de liderar um movimento conservador no maior país da América Latina, centrado na defesa da ordem civil inspirada na cultura militar, da moral cristã e no liberalismo económico.
Ainda de acordo com o Notícias ao Minuto antes de vencer as presidenciais Bolsonaro foi eleito deputado sete vezes consecutivas, sem nunca ter ocupado um cargo importante no parlamento.
O novo presidente brasileiro é favorável ao porte livre de armas e defende que o combate à violência no Brasil, país que atingiu a marca de 63.800 homicídios em 2017, deve ser feito de forma violenta pela polícia.
Os três partidos de esquerda anunciaram que vão boicotar a tomada de posse do novo Presidente brasileiro, e que os deputados eleitos por aquelas forças políticas não estarão presentes na cerimónia.