O presidente interino da nova Província Anglicana de Moçambique e Angola diz que o cargo que assume é mais uma missão de Deus, que deve ser cumprida por todos os bispos e membros da igreja.
A 20 de Novembro de 2022, abriu-se uma nova página na história da Igreja Anglicana. Moçambique e Angola estão, oficialmente, unidos pela fé. Os dois países compõem, agora, uma província anglicana, a quadragésima segunda do mundo e a décima quinta de África.
Dom Carlos Matsinhe foi o homem iluminado por Deus e o confiando para presidir à província interinamente.
“É uma missão divina colocada, não somente sobre mim, mas sobre todos os bispos e crentes. Portanto, com eles, a minha esperança é de poder conduzir os trabalhos na província nos caminhos do Senhor”, referiu Dom Carlos Matsinhe, presidente interino da província anglicana de Moçambique e Angola.
E nesta jornada, o presidente interino da Igreja Anglicana poderá contar com o apoio do Bispo Emérito da Diocese dos Libombos e mensageiro da paz.
“O meu convite é que a Igreja Anglicana Moçambique e Angola seja carta viva de Deus para a paz. Sejamos uma carta viva para que onde quer que estejamos as pessoas possam ler em nós: este é pela paz”, recomendou Dom Dinis Sengulane, Bispo Emérito da Diocese dos Libombos.
Das outras partes do mundo, vêm, também, mensagens de felicitação pela nova província anglicana e de apoio ao seu presidente interino.
“Meus amigos, nós regozijamo-nos por aquilo que Deus está a fazer por Moçambique e Angola. Olhemos para o futuro com muita ansiedade e corações abertos para aprender”, disse um dos Bispos de Londres, com um tom carregado de expectativa.
A Igreja Anglicana a nível da África Austral, de onde nasceu a nova província, vieram anseios de bênçãos e prosperidade. “Ansiamos que Deus vos abençoe abundantemente. Desejamos-vos crescimento e prosperidade. Que haja paz e união! Isso alegra não só a nós, como também a Jesus Cristo”, desejou Dom Stefan, Guião da Igreja Anglicana na África Austral.
Não foram só bênçãos. Os bispos destacaram o crescimento da congregação e querem ver mais. “Posso ver com alegria que a Diocese dos Libombos cresceu e tornou-se a grande árvore frondosa que é IAMA. Estou ansioso para ver mais árvores e ramos nos próximos anos”, referiu Dom John, Bispo da Igreja Anglicana na Inglaterra.
Proclamada província anglicana, Moçambique e Angola já têm um assento na capela do líder máximo da Igreja Anglicana em Cantuária para participar nas reuniões, com destaque para o Conselho Consultivo.