A Renamo diz que a Cidade de Maputo faz mais um ano mergulhada no fracasso, devido à gestão municipal. Venâncio Mondlane, membro do partido, falava, esta quinta-feira, numa marcha alusiva ao dia da cidade.
Trajada de cor partidária, a Renamo realizou, esta quinta-feira, uma marcha de reflexão em torno das conquistas e desafios da Cidade de Maputo, alusiva à passagem dos 135 anos de elevação a esta categoria.
Segundo Venâncio Mondlane, membro do partido, a governação municipal é “um fracasso”, pois o aniversário é assinalado numa altura em que prevalecem antigos problemas.
“A Cidade de Maputo está mais insegura que nunca, porque o nível de criminalidade atingiu, por um lado, uma escala inimaginável. Por outro, o apoio do município às iniciativas juvenis é outro fracasso, o que faz com que o índice de desemprego seja elevado. Em termos de saneamento do meio e salubridade, a gestão ainda é um caos total”, criticou Venâncio Mondlane, da Renamo.
Venâncio Mondlane destacou que a tentativa de organização do sector informal é um dos maiores fracassos da edilidade de Maputo.
“As pessoas não acedem aos mercados porque são os mesmos do tempo colonial e não se adaptaram aos tempos modernos. É preciso tornar os mercados em olhos atractivos de prestação de serviços, disponibilizando, por exemplo, serviços bancários, de telefonia móvel, entre outros serviços públicos”, explicou Mondlane.
Para resolver este problema, a Renamo sugere a requalificação dos mercados, tendo em conta as reais necessidades dos vendedores.