O País – A verdade como notícia

China reafirma o seu compromisso na luta contra alterações climáticas

Foto: Green Savers

A China reafirmou, esta terça-feira, o compromisso na luta contra as alterações climáticas, na 27.ª Conferência das Partes (COP27) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorre em Sharm el-Sheikh.

“A determinação da China em participar activamente no governo do clima mundial não vai recuar nem muito menos mudar”, declarou o enviado chinês, Xie Zhenhua, citado pelo Observador.

O aumento da tensão entre EUA e China, os dois primeiros poluidores mundiais, criou receios quanto à dinâmica da luta contra o aquecimento global.

Na segunda-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, tinha-lhes apelado a quem assumissem a sua “responsabilidade particular”.

Xie afirmou que “este ano, os eventos meteorológicos extremos foram frequentes, com graves prejuízos em números continentes do mundo. As crises energética e alimentar atingiram o mundo, uma após outra, e o processo da acção climática está confrontado com numerosos desafios”.

“A este propósito, o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação sempre foram a solução para as dificuldades”, salientou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos