O País – A verdade como notícia

Oposição do Chade manifesta-se contra Junta Militar devido a adiamento da transição política

Foto: Notícias ao Minuto

Manifestantes da oposição do Chade e a Polícia envolveram-se em violentos confrontos, esta quinta-feira, na capital do país, N’Djamena. As manifestações foram organizadas após a prorrogação, por dois anos, do período de transição política no Chade, que devia entrar hoje em vigor.

De acordo com a Lusa, no fim do mês passado, a Junta Militar decidiu manter Mahamat Idriss Déby Itno como Presidente do país até à realização de eleições livres e democráticas, sendo que, supostamente, Déby pode voltar a apresentar-se e concorrer ao cargo de Chefe de Estado.

No dia 20 de Abril de 2021, foi anunciada a morte do general Déby, abatido pelos rebeldes durante confrontos, sendo que o exército proclamou o filho, Mahamat Déby, na altura general de 37 anos, Presidente da República do Chade.

Mahamat Déby assumiu o poder, apoiado por uma Junta Militar constituída por 15 generais, mantendo-se no poder antes da realização de eleições livres.

Segundo descreve o Notícias ao Minuto, na capital do país são visíveis colunas de fumo negro e ouviram-se disparos de granadas de gás lacrimogéneo, tendo sido erguidas barricadas em algumas zonas perto do centro da cidade interrompendo a circulação rodoviária.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos