O Governo da província de Cabo Delgado quer combater a pobreza com base no potencial dos recursos naturais existentes.
A intenção foi manifestada em Pemba, pelo governador de Cabo Delgado, Júlio Parruque, durante o lançamento do Plano Estratégicos da província, 2018 – 2027.
O Plano prevê varias acções e envolvimentos de vários actores da sociedade. Baseia-se em seis prioridades estratégicas, no entanto, o principal objectivo é a redução ou eliminação da pobreza e a melhoraria da qualidade da vida da população.
Júlio Parruque diz que pretende-se reduzir o índice de desnutrição crónica para 40 porcento; Reduzir o analfabetismo para até 50 ou 45 porcento; Aumentar a cobertura de abastecimento de água para 80 por cento e aumentar o acesso de energia eléctrica para os níveis de 50 por cento, tendo em conta que actualmente estão entre 18 e 19 por cento.
A cerimónia do lançamento do Plano Estratégico de desenvolvimento de Cabo Delgado foi dirigida pelo Ministro das Finanças, Adriano Maleiane, que defendeu a necessidade de envolvimento não só de parceiros como da sociedade civil e dos investidores.
Cerca de 800 pessoas entre membros da sociedade civil, empresários e altos dirigentes do Governo participaram no lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Cabo Delgado para os próximos 10 anos.