O País – A verdade como notícia

Cidade de Quelimane está com ruas e avenidas degradadas

Foto: O País

 As ruas e avenidas da cidade de Quelimane estão degradadas. A situação deixa os munícipes agastados.

A cidade de Quelimane já tinha ultrapassado os problemas de estrada com reabilitação e construção de novas vias asfaltadas.

Entretanto, a época chuvosa mostrou que a qualidade das obras enfermava de qualidade. A água da chuva removeu o asfalto e a base de solos, causando buracos enormes, que dificultam o trânsito de veículos em vários bairros. Nas principais avenidas da cidade, o destaque vai para Eduardo Mondlane, onde o empreiteiro escarificou e facejou os buracos, na esperança de fazer as bases e resselagem  para posterior tapamento de buracos.

Almorim Namuera, um munícipe ouvido pela nossa reportagem, fez saber que a edilidade precisa de se planificar melhor para acabar com a situação. “Não faz sentido que as nossas estradas continuem assim, numa altura em que já se vai iniciar a outra época chuvosa. Quelimane precisa de outro destino. O actual cenário não dignifica a beleza e desenvolvimento que se pretendem”, disse o munícipe.

O Conselho Municipal de Quelimane lançou um concurso público com cinco lotes para a reabilitação das estradas 25 de Junho, Avenida Marginal, Avenida Eduardo Mondlane, Heróis de libertação Nacional e Josina Machel, 1 de Junho e Julius Nyerere, num orçamento global de 25 milhões de Meticais.  Três empresas ganharam os contratos.

O município pagou a primeira tranche nas vésperas do dia da cidade, 20 Agosto, facto que galvanizou os trabalhos, mas, depois das festividades, as obras afrouxaram, desconhecendo-se porquê da situação. A nossa reportagem está a envidar esforços para entrevistar as empresas contratadas para os trabalhos. Com o edil fora da cidade, a nossa reportagem procurou contactar alguém autorizado para falar sobre o assunto, mas sem sucesso.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos