O País – A verdade como notícia

Reabilitação da EN1…só no segundo semestre de 2023

A reabilitação da Estrada Nacional Número Um (EN1) pode arrancar no segundo semestre do próximo ano. A garantia é do ministro das Obras Públicas, Carlos Mesquita, que aponta a instalação de mais portagens como uma das formas de manutenção.

Com o dinheiro para a reabilitação da Estrada Nacional Número 1 (EN1) disponível, o Governo já sabe quando poderão iniciar-se as obras. “Se tudo correr bem, mais tardar, no segundo semestre próximo, ou seja, em 2023, vamos começar com as obras. As portagens são uma parte do processo de manutenção da via reabilitada”, revelou o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.

Antes disso, há algumas coisas que precisam de ser acertadas. Por exemplo, a questão do cumprimento de “todos os procedimentos normais que o Banco Mundial tem, sob o ponto de vista técnico e prático. Vamos ajustar e assinar os estudos que já temos e depois desenvolver-se o projecto executivo de engenharia. Após isso, vêm processos de lançamento de concurso público”, explicou Carlos Mesquita.

O Banco Mundial aprovou, ontem, um financiamento de 400 milhões de dólares por via da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) para EN1. O valor deve apoiar o Projecto de Estradas Seguras para uma Melhor Integração Económica de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos