Após Adalberto Costa Júnior ter confirmado, na sexta-feira, que a UNITA não vai aceitar os resultados anunciados pela CNE, eclodiram vários protestos no país. Para este sábado, foram agendadas várias manifestações.
Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram a adesão que estes protestos têm tido, apesar da UNITA continuar a apelar à calma no país.
Esta manhã deste sábado, na província de Benguela, alguns activistas que participavam em mais um protesto contra os resultados eleitorais no município do Lobito foram detidos, refere a DW.
Na sua página do Facebook, a organização não-governamental OMUNGA denuncia que os activistas estão a ser “torturados” pela polícia de Angola e apela à calma a todos os cidadãos.
Também em Luanda, a polícia reprimiu, este sábado, os manifestantes que se preparavam para marchar do Largo da Independência até ao perímetro do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, em Luanda. Vários jovens foram detidos e agredidos.
O ministro do Interior, Eugénio , apelou à calma e serenidade no período pós-eleitoral, afirmando que as autoridades estão prontas para responder a possíveis alterações da ordem pública.