O País – A verdade como notícia

Nilton Macamo, Maria Bagnath e Carla Pene nomeados para “Afrobaskets” sub-18

Os árbitros internacionais de basquetebol Nilton Macamo e Maria Liliana e a comissária Carlota Pene foram nomeados pela FIBA-Africa para dirigir jogos do Campeonatos Africanos de Basquetebol sub-18 em masculinos e femininos, provas a realizarem-se de 4 a 14 e Agosto, em Antanarivo, Madagáscar.

Uff! Depois de uma “seca”, a nova geração de árbitros internacionais de basquetebol pode suspirar de alívio.

Os árbitros moçambicanos estão, novamente, na órbitra pelo menos na órbitra dos “Afrobaskets” de formação, em que o país já não compete ao nível de selecções desde 2018, ano em que foi vice-campeão feminino de sub-18 em pleno pavilhão do Maxaquene.

Com as carteiras de internacionais homologadas em Setembro de 2021 por um período de dois anos (2021 -2023), Nilton Macamo e Maria Liliana foram indigitados como árbitros neutros dos “Afrobaskets” masculino e feminino sub-18.

Nilton Macamo e Maria Liliana estiveram presente, em Dezembro do ano passado, nos jogos do Conselho do Desporto da União Africana Região V (AUSC), em Maseru, no Lesotho.

Macamo, que tem a carteira “black license”, conta ainda na sua curta carreira internacional com nomeações para as pré-eliminatórias de acesso ao “Afrobasket” masculino, em Janeiro de 2020, no Zimbabwe.

Internamente, o árbitro internacional marcou presença na Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal de 2019, em Maputo; numa prova ganha superiormente pelo Ferroviário de Maputo, e 2022, competição na qual o Ferroviário da Beira ergueu o troféu para o céu no pavilhão do Maxaquene. Na arbitragem desde 2013, começou efectivamente a apitar em 2017, tendo, dois anos depois, dirigido partidas do Campeonato Nacional de basquetebol de juvenis, em Chimoio. Há a assinalar a sua indicação como um dos árbitros que apitou a fase de apuramento para a Basketball Africa League (BAL) na capital do país, em 2021.

Com carteira de internacionais “green license”, Maria Liliana fez parte do leque de juízes indigitados pela Comissão Nacional de Árbitros para apitar jogos do Torneio de Apuramento à Liga Africana de Basquetebol, no pavilhão do Maxaquene, Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal de 2022.

Na sua folha de serviço, que deve ainda melhorar as suas qualidades para ser invejável, consta ainda internamente a presença em Campeonatos Nacionais de juniores masculinos e femininos, em 2018, na capital do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos