O País – A verdade como notícia

Reactivado medidor de álcool em automobilistas para travar acidentes

A instrução que reactiva o controlo do álcool em automobilistas vigora desde sexta-feira. O documento é assinado pelo comandante-geral da Polícia e o objectivo da medida é reduzir os altos índices de acidentes de viação, que podem estar relacionados com o consumo de álcool pelos condutores.

“O País” tem reportado a ocorrência de acidentes de viação, com destaque para o ocorrido hoje, na Praça dos Heróis, Cidade de Maputo, e outros dois também ocorridos na capital do país, no domingo, dos quais um matou uma pessoa, na Avenida Marginal, e outro causou a destruição de uma casa, no bairro Ndlavela.

Aliás, os sinistros fatais vêm ocorrendo um pouco por todo o país, com destaque para o distrito da Manhiça, na Província de Maputo, facto que levou o comandante-geral da Polícia a reactivar o controlo de álcool nos automobilistas.

“Havendo necessidade de reforçar as medidas de prevenção e combate aos acidentes de viação, que, nos últimos tempos, têm resultado em número elevado de vítimas humanas e destruição de património público e privado e tendo em conta o alívio das medidas de prevenção da propagação da COVID-19, instruo o levantamento da instrução (…) que suspende o uso de alcoolímetros para as actividades de controlo de álcool aos automobilistas”, determina a instrução assinada por Bernardino Rafael, que vigora desde sexta-feira.

O uso de bafómetro ou alcoolímetro tinha sido suspenso aquando da eclosão da COVID-19 no país, em Março de 2020, porque podia ser um meio de propagação da doença, mas, agora, com o alívio das medidas restritivas no contexto da COVID-19, Rafael entende que a medida tem que ser suspensa.

Na nova instrução, o comandante-geral da Polícia determina que “durante as actividades de fiscalização, realização de palestras e atendimento de acidentes de viação, deve-se manter a observância de medidas de prevenção da propagação da COVID-19, recomendadas pelas entidades competentes”.

A instrução determina também que a corporação deverá intensificar palestras nas empresas, igrejas, terminais de transporte público de passageiros e em todos os locais de maior aglomeração de pessoas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos