Fim de um ciclo (três anos no Kutxabank Araski) e, ao mesmo tempo, ponto de viragem na sua carreira. Segunda contratação do Hozono Global Jairis (depois do anúncio de Belén Arrojo), Tamara Seda inicia, agora, uma nova aventura num clube que vai disputar, pela primeira vez na sua história, a Liga Endesa de basquetebol (primeira divisão do basquetebol feminino espanhol).
A valorosa poste moçambicana assinou um contrato válido para a época 2022-2023, sendo a cara mais visível do Hozono Global Jairis que chega à principal liga de basquetebol feminino da Espanha após vencer o CD Zamarat (60-55) no play-off da final da “LF Challenge”.
Na sua próxima paragem, ou melhor, a quinta época, que vai cumprir no basquetebol profissional da Espanha, a basquetebolista moçambicana é referenciada como figura-chave no jogo interior. E outra coisa não seria de esperar, até pelos dados estatísticos que confirmam a sua evolução desde que saiu de Nacala.
A poste, de 27 anos e 1.93 metros, jogou ao mais alto nível no Kutxabanki, tendo, ao logo destes três anos, sido a melhor marcadora da sua anterior equipa (744 pontos) e ressaltadora (547).
Seda teve um registo, em 2021, de 214 pontos (média de 7,6 por jogo), 172 ressaltos dos quais 116 defensivos e 56 ofensivos (média de 6, 1 /jogo) 15 roubos de bola e 63 “turnovers” em 28 jogos (685:07 minutos na quadra, uma média de 24:28/jogo).
A melhor ressaltadora dos “Afrobaskets” 2019 e 2021 converteu 94 em 199 lançamentos de campo (47,2%), 25 em 33 na linha de lances livres (75,8% de aproveitamento) e um em quatro nos tiros exteriores que não são o seu forte (25%).
“A pivot moçambicana Tamara Seda chega para reforçar o jogo interior da equipa. É uma das referências na zona restrita num campeonato que exige um grande nível físico. Sem dúvida, a presença de uma jogadora com experiência nesta liga oferece muitas garantias para enfrentar a nossa estreia”, escreve o Hozono Global Jairis no seu sítio.
Agora, em Angola, onde, a partir de sexta-feira, procura ajudar o 1º de Agosto a revalidar o título de campeão, certamente, Tamara Seda tem fixa esta data: 5 de Outubro. É que, na primeira semana de Outubro, arranca a fase regular da Liga Endesa que se vai prolongar até 15 de Abril do próximo ano.
As suas qualidades são elencadas para o sucesso na estreia do Hozono Global Jairis na elite do basquetebol feminino espanhol. No pavilhão “Fausto Vicent”, espera-se que a internacional basquetebolista moçambicana seja a dona e senhora das tabelas.
“Ela é uma jogadora de grande porte, muita mobilidade e muito decisiva perto do cesto. Ela destaca-se pelo seu poder de ressalto, tanto na defesa quanto no ataque. Comprometimento e luta são alguns dos valores que Tamara Seda vai trazer para a equipa, sempre a colocar o interesse do grupo à frente dos seus”, destaca.
Manuel ‘Ricky’ Suárez chegou ao novo clube de Tamara Seda na época 2020/21, alcançando retumbante sucesso na “Final Four” em Maio passado. Este ano, coloca a fasquia elevada com a integração de Tamara Seda.
“Tamara vem para agregar a sua experiência, jogando de cara e costas para o cesto, capacidade de ressalto, junto à solidez de ter sido uma jogadora importante no campeonato nos últimos anos. Estou muito feliz em adicionar mais uma peça com qualidade para se juntar ao nosso projecto”, destacou o “coach”.
Quem sabe, entre 20 de Abril e 11 de Maio, Tamara Seda e o Hozono Jairs disputem os “play-offs” do título.
“O clube dá as boas-vindas a Tamara Seda. Não temos dúvidas que a sua adaptação será rápida e muito boa. Temos certeza de que ela trará muito para a equipa graças à sua qualidade e personalidade.”