O seleccionador nacional de futebol sub-20, Dário Monteiro (DM), divulgou uma lista de 54 jogadores pré-convocados para o torneio regional COSAFA, prova a realizar-se de 6 a 16 de Outubro em eSwatini. Os Mambinhas iniciam a preparação, segunda-feira, com o horizonte na revalidação do título conquistado em 2020.
2020 foi um ano de ouro, com os Mambinhas a maravilharem na África do Sul. É que, num contexto de crise acentuada de resultados e motivos raros para jubilar, os miúdos de Dário Monteiro foram o “escape” que libertou alegria na Pátria Amada. 2021, devido à pandemia, não tiveram a oportunidade de voltar a espalhar o seu perfume, desta feita no Reino de eSwatini, palco escolhido para acolher o certame.
A prova regressa este ano e, porque há que colocar mãos à obra, Dário Monteiro divulgou uma extensa lista de jogadores que, com o tempo, vai certamente reduzir para se encontrar os 23 que vão defender o título. O campo da Académica será o quartel general do primeiro grupo composto apenas por atletas que evoluem em clubes da Cidade e Província de Maputo.
Acto programado, os restantes jogadores que actuam na Europa e outros pontos do país somente se vão juntar ao grupo de trabalho em Setembro próximo.
Destaque, nesta convocatória, para a Associação Black Bulls, que contribui com o maior número de jogadores, neste caso 11, seguido do Ferroviário de Maputo com cinco Os “locomotivas” da capital lideram o Campeonato da Cidade de juniores com 12 pontos, tendo, na última jornada, vencido o Costa do Sol, por 3-2, no clássico da jornada 5 da competição.
A prova, que seria realizada no eSwatini de 10 a 18 de Dezembro de 2021, foi adiado devido à pandemia da COVID-19.
O torneio regional 2022 servirá de qualificação para o Campeonato Africano das Nações sub-20 da “Total Energies” de 2023.
Nove é o número de selecçõe que estão programadas para competir no torneio COSAFA sub-20 deste ano, nomeadamente, Botswana, Comores, eSwatini, Lesotho, Malawi, Moçambique, Seychelles, África do Sul e Zâmbia.
Moçambique foi o grande vencedor da competição, em 2020, ao derrotar a Namíbia, por 1-0, no desafio da final realizado no Nelson Mandela Bay.
Eis a lista dos pré-convocados:
Associação Black Bulls: Alberto António Chachuaio; Eduardo Adelaide Henrique; Atílio António Henrique; Leonel Horácio Calção; Júlio Dias Carrelo; Marty Fernando; Aylton Martins Zerefos; Guilherme Lázaro; Ananias Maria Nhantumbo; José Rebelina Zavala; Miguel Gabriel Muchanga.
Costa do Sol: Keyns Abdala; António César Langa; António Munjovo; Fernando Alberto Nacoro; Núrio Cruz; Foufana Ousmana; Acácio Muendane.
Ferroviário de Maputo : Ezequiel Machava; António Augusto Sumbane; Edilson Nhangale; Dénio Eugénio Munhave; Frelindo Matusse; Anesu Remember; Marvin Monjane.
Ferroviário da Beira : Cremildo Melo; Leonel Arnaldo Queha; Deny Caetano José; Marques Moiane Júnior.
Liga Desportiva: Ananias Tembe; José Valipavale; Pene Joaquim Simango e Momed Ferreira
Ferroviário de Nampula : Fasistêncio Faza João e Calilo Traoré
Matchedje: Titos Pedro Júnior; Elton Madoela e Ernesto Agostinho Souto
União Desportiva de Songo: Xamin Mailosse Chalinda e Óscar Samuane Cherene
Futebol Clube Favela United : Emídio Macamo e Elias Cossa
Leixões Sport Club: Simon Pita Cipriano e Cleyd Petrosse Tropa
Clube Desportivo de Zavala: Luís Jossefate Zindonga
Academia Gonçalves Fumo: Paulino Machava
Clube Amigos da Matola : Gerson Geraldo Machava
União Desportiva Vilafranquense : Edson Martinho Mucuana
Sporting Braga: Kimiss Rebelina Zavala
Ferroviário de Lichinga : José Pedro Califa
Textáfrica de Chimoio : lvan Petrosse Tropa
Maxaquene: Leandro Nhambirre
1º de Maio: Cauchy José Saene
Têxtil de Púnguè : Chamito Loborino Alfândega