O País – A verdade como notícia

Dingsheng Minerals inicia exploração de areias pesadas do Chibuto

A empresa chinesa Dingsheng Minerals, vai iniciar a exploração de areias pesadas do Chibuto. O director provincial dos Recursos Minerais e Energia, Castro Dias, disse que a empresa chinesa já instalou a unidade de processamento das areias com capacidade para processar diariamente 10 mil toneladas.

De acordo com o Macauhub, citando a AIM o responsável adiantou que a empresa chinesa está actualmente a preparar a instalação, até meados de 2019, de mais nove plataformas, a fim de permitir o processamento diário de 100 mil toneladas de areias.

O projecto inicial previa a construção de uma linha férrea, de Chibuto a Lionde, no distrito de Chókwè, de onde o minério seria escoado para o terminal da Matola, na província de Maputo.

“Depois de estudos mais aprofundados conclui-se apresentar maior viabilidade a construção de um porto no Chongoene, estando o processo de tramitação processual para a obtenção de espaço para a instalação desse empreendimento num estágio bastante avançado”, disse Dias.

O projecto das areias pesadas de Chibuto ocupa, numa primeira fase, uma área de 10 mil hectares que de futuro, em função do crescimento do empreendimento, poderá estender-se para mais 15 mil hectares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos