Combinado nacional defronta esta terça-feira a sua congénere de eSwatini, em jogo amigável, de preparação do duplo embate diante do Ruanda e Benin, em Junho próximo. Para além de Luís Miquissone, Chiquinho Conde não vai contar com Dayo, lesionado no último domingo, mas chamou o defesa Danilo para se juntar aos restantes
A selecção nacional de futebol, os Mambas, iniciou, esta segunda-feira, os trabalhos de preparação para a dupla jornada inaugural de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, CAN-2023, na Costa do Marfim. As primeiras duas sessões foram desfalcadas de vários jogadores, uma vez que houve disputa de mais uma jornada no Moçambola 2022, bem como ao facto de muitos dos “estrangeiros” só se juntarem aos Mambas já na África do Sul.
Assim, na sessão matinal estiveram apenas dez jogadores, sendo cinco da Black Bulls e igual número da União Desportiva de Songo. Ou seja, estiveram presentes apenas os guarda-redes Ernan Siluane e Ivan Urrubal, os defesas Danilo Mutambe, Ifren Matola, Fidel de Sousa, Edmilson Dove e Martinho Thauzene, os médios Amade Momade e Feliciano Jone e o avançado Melque Alexandre.
Dayo António, da União Desportiva do Songo, foi dispensado por ter contraído uma lesão na partida da terceira jornada do Moçambola, diante da Liga Desportiva de Maputo.
Os restantes jogadores que actuam no Moçambola só se apresentaram na sessão na tarde, uma vez que os do Ferroviário de Maputo estiveram em Lichinga, os da Beira, em Vilankulo, os do Costa do Sol regressaram de Nacala e os de Nampula e Nacala jogaram na sua província.
Destes jogadores, apenas os do Ferroviário de Maputo juntam-se aos Mambas esta terça-feira.
Os jogadores que actuam fora de portas só se juntam aos Mambas na vizinha África do Sul, local onde os Mambas vão prosseguir com o estágio a partir do dia 29 de Maio, para o embate do dia 2 de junho com Ruanda.
Apenas Stanley Ratifo é esperado esta terça-feira para se juntar aos trabalhos dos Mambas.
Eswatini para testar veneno dos Mambas
Entretanto, para esta terça-feira, quando forem 15h00, os Mambas realizam a terceira sessão de treinos, num amigável com eSwatini, no campo da Black Bulls. Chiquinho Conde quer conhecer melhor os jogadores que chamou para esta empreitada, nomeadamente os que actuam intramuros.
Vale isto dizer que apenas os jogadores que actuam no Moçambola 2022 estarão sob olhar atento de Chiquinho Conde esta terça-feira diante do vizinho eSwatini, aos quais poderão ser dispensados alguns, que não irão aos jogos com Ruanda e Benin.
Depois do jogo com eSwatini, os Mambas continuam no país a trabalhar com os jogadores locais até ao dia 29 de Maio, sexta-feira, dia que partem para estágio na África do Sul.
EIS A LISTA DOS 35 JOGADORES CONVOCADOS:
GUARDA-REDES
Ernan Siluane – União Desportiva do Songo
Ivan Urrubal – Associação Black Bulls
Victor Guambe – Costa do Sol
DEFESAS
Ifren Matola – União Desportiva do Songo
Clésio Baúque – CS Marítimo
Fidel de Sousa – Associação Black Bulls
Reinildo Mandava – Atlético de Madrid
Francisco Muchanga – Costa do Sol
Bruno Langa – GD Chaves
Edmilson Dove – União Desportiva do Songo
José Mauai – Ferroviário de Maputo
Zainadine Júnior – CS Marítimo
Edson Sitoe – FC Bordeaux
Martinho Thauzene – Associação Black Bulls
Alberto Alface – Ferroviário da Beira
MÉDIOS
Manuel Kambala – Baroka FC
Shaquille Nangy – Ferroviário de Maputo
Amade Momade – União Desportiva do Songo
Feliciano Jone – Associação Black Bulls
Saddan Guambe – Ferroviário de Maputo
João Bonde – Ferroviário da Beira
Manuel Tanala – Costa do Sol
Adamo Alifa – Ferroviário da Beira
Elias Pelembe – Royal AM
AVANÇADOS
Geny Catamo – Vitória SC
Gildo Vilanculos – Amora FC
Witness Quembo – Nacional da Madeira
Reginaldo Fait – Dínamo Tirana
Salas Malico – Ferroviário de Nampula
Isac Carvalho – Ferroviário de Nampula
Melven Choi – Ferroviário da Beira
Melque Alexandre – Associação Black Bulls
Dayo António – União Desportiva do Songo
Stélio Ernesto – Costa do Sol
Stanley Ratifo – CfR Pforzheim