O País – A verdade como notícia

Panguana e Gramane disputam acesso às “meias” no Mundial de Boxe

Foto: FMB

Duas excepções numa nação em que o desporto é o parente pobre. O êxito ao nível internacional desmente, decerto, a gritante desorganização interna do desporto moçambicano, no geral. Rady Gramade e Alcinda Panguana continuam a dar que falar.

Desta vez, as orgulhosamente pugilistas moçambicanas estão a fazer acontecer no Campeonato do Mundo de Boxe, prova que decorre em Istambul, na Turquia.

Esta segunda-feira, as pugilistas olímpicas disputam o acesso às meias-finais da competição. E espera-se, como lhes é característico, muita entrega no ringue e vontade férrea de dominar nos “rounds”.

Rady Gramane, a competir nos pesos médio, atinge os quartos-de-final após derrotar a sul-coreana Suyeon Seong (3-2).

Neste combate, no qual as duas pugilistas se equivaleram, a decisão do júri teve um peso muito grande a favor da pugilista olímpica moçambicana.

Na estreia, Rade Gramane foi categórica nos 70-75 kg. A pugilista moçambicana “bateu” a tailandesa Pornnipa Chutee por 5-0.

Agora, nas meias-finais, espera-lhe a ucraniana Karolina Makhno, primeira pugilista europeia a ganhar uma medalha no Campeonato Mundial de Boxe juvenil da AIBA.

Karolina Makhno afastou, nos dezasseis-avos-de-final, Namjimyn Anu da Mongólia a quem venceu por 5-0. Na estreia no Mundial, não teve igualmente dificuldades para ultrapassar a queniana Elizabeth Akinyi vencendo por 5-0.

Brilharete também está a fazer a pugilista Alcinda Helen a Panguana, que esta segunda-feira terá pela Cindy Ngamba, pugilista britânica de origem camaronesa, no acesso às meias-finais.

Ngamba é uma pugilista com um bom nível de evolução. É tricampeã nacional, tendo conquistado o seu primeiro título de elite do boxe na Inglaterra nos 81 Kg em 2019, antes de vencer também na categoria dos 75 Kg. No mês passado, Cindy Ngamba venceu Omarah Taylor numa excelente final do campeonato nacional amador de 70kgs.

Imperial, Panguana qualificou-se para os quartos-de-final após derrotar, quinta-feira última, a mexicana Brianda Tamara na categoria dos 66-70kg. Panguana esteve isenta na ronda preliminar da sua categoria.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos