Reagindo às declarações feitas na manhã deste sábado pelo coordenador da comissão política da Renamo, Ossufo Momade, a Frelimo, em conferência de imprensa, realizada nesta tarde, disse acreditar que há um problema interno e sério na liderança do partido da perdiz.
“Há dias, vimos uma conferência de imprensa do secretário-geral do partido, a dizer que o processo foi pacífico…e hoje aparece o senhor Ossufo Momade a ameaçar romper o diálogo com o governo”, disse o porta-voz do partido, Caifadine Manasse.
Com estas ameaças, a Frelimo entende que o coordenador da Renamo perdeu oportunidade de se afirmar como dirigente político.
“Eu acho que o coordenador da Renamo está a perder oportunidade de afirmar-se como um dirigente político, porque estamos a fazer com que os moçambicanos pensem que não há uma progressão por parte do pensamento da liderança da Renamo”, acrescentou.
O porta-voz da Frelimo fala ainda de chantagem política do lado da Renamo.
“O processo de paz tem que andar e as chantagens políticas têm de parar. A Renamo tem que se encontrar dentro da Renamo. A luta e demostração de forças para a liderança da Renamo não pode ser chamada aos moçambicanos”.
Contudo, o partido dos camaradas diz sair das eleições reforçado, por considerar-se vencedor de mais de 40 autarquias na votação de 10 de Outubro. Quanto às autarquias onde perdeu ou não conseguiu resgatar, a Frelimo aceita os resultados e promete trabalhar para reverter a situação nas próximas eleições.