O País – A verdade como notícia

Filmes dos BRICS em exibição no CCBM

Realiza-se, até sábado, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), em Maputo, o ciclo de cinema dos membros dos BRICS.

As Embaixadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul abriram um ciclo de cinema dedicado as suas produções. Trata-se de um ciclo que contará com filmes recentes e nunca exibidos em Moçambique, com legendas em português. Até o dia 13 de Outubro será possível acompanhar diversos filmes produzidos pelos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A sessão de abertura do Ciclo de Cinema dos BRICS, que contou com a exibição do filme brasileiro Gabriel e a Montanha, de 2017. O filme é uma narrativa poética sobre a viagem de Gabriel Buchmann pelo continente africano e sua decisão de escalar o mítico Monte Mulanje. Foi exibido pela primeira vez na Semaine de la Critique, secção do Festival de Cannes 2017, tendo conquistado o Prêmio Visionário France 4.

Serão ainda projectados os seguintes filmes: Sobibor (ou Lenda de uma Fuga) que se baseia em factos reais, ocorridos há 75 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, na Polónia; uma produção russa. Mary Kom (Índia, 2014) que retrata a vida de uma pugilista indiana, que para realizar os seus sonhos e se dedicar ao boxe tem de enfrentar uma série de obstáculos: ser mulher, as exigências de uma sociedade dominada por homens e a reprovação por parte da família.

E o encerramento, agendado para o dia 13 do mês em curso, será projectado o filme sul africano, Kalushi (2016) que narra a história de Solomon Kalushi Mahlangu, uma vendedora de dezenove anos das ruas de Mamelodi, num distrito do gueto nos arredores de Pretória, na África do Sul. Ele nasceu em Pretória em 10 de julho de 1956, o segundo filho de Martha Mahlangu. Trata-se dum filme que a partir desse personagem procura mostrar a realidade social e económica da África do Sul.

Este ciclo, conforme referiu a produção, pretende unir os membros dos BRICS através do cinema e acima de tudo exibir o que esses países possuem no diz respeito ao campo do cinema.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos