O País – A verdade como notícia

Artistas plásticos expõem na Cadeia Feminina

André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s inauguram, esta quinta-feira, uma exposição colectiva para reclusas, na Cadeia Feminina de Ndlavela, em Maputo.

As reclusas da Cadeia Feminina de Ndlavela, na Matola, Província de Maputo, terão a oportunidade de comemorar o Dia da Mulher Moçambicana de uma forma diferente. Por volta das 9 horas desta quinta-feira, André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s irão inaugurar a exposição colectiva Inclusiva naquele serviço penitenciário. Com a actividade, na verdade, a ideia é levar a arte ao encontro das reclusas, como forma de lembrar que elas são como toda a gente e que o facto de estarem presas não lhes reduz a humanidade.

Referindo-se à sua iniciativa, que iniciou há dois anos, tendo sido suspensa ano passado por causa da COVID-19, a artista plástica Bena Filipe, esta quarta-feira, em Maputo, acrescentou: “O que queremos é mostrar às reclusas o que tem sido feito fora da cadeia em termos de manifestações ligadas às artes plásticas”. Assim, sublinhou a artista: “Esperamos alertar à sociedade moçambicana que, nós, os artistas, nos identificamos com as reclusas e esperamos que elas tenham esperança. Queremos contribuir para que elas estejam preparadas para a liberdade. Elas são como nós e merecem uma segunda oportunidade”.

Porque a cadeia não é um lugar de fácil abertura ao público externo, a exposição colectiva, entre 7 e 11 deste mês, será visitada pelas reclusas e pelo pessoal que lá da trabalha. No entanto, Bena Filipe explicou que, depois, a mesma mostra será exibida numa galeria ou numa sala de exposições fora do serviço penitenciário, de modo a que mais pessoas possam ver as obras em causa.

Na Cadeia Feminina de Ndlavela, igualmente, André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s irão orientar workshop e oficinas de pintura com as reclusas.

Por fim, mesmo a encerrar a Semana da Mulher Moçambicana, Bena Filipe organizou uma equipa de mulheres, desde artistas a apresentadoras de televisão, que irão disputar um jogo de futebol com as reclusas, na Cadeia Feminina de Ndlavela, no sábado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos