Os Emirados Árabes Unidos decidiram mudar o seu fim-de-semana de sexta-feira e sábado para sábado e domingo e instituir uma semana de trabalho de quatro dias e meio.
Além do sábado e do domingo, os habitantes dos Emirados terão mais meio-dia de descanso na tarde da sexta-feira, dia da grande oração semanal nos países muçulmanos.
“Os Emirados Árabes Unidos são a primeira Nação do mundo a introduzir uma semana de trabalho nacional mais curta do que a semana global de cinco dias”, segundo a WAM, acrescentando que, na maioria dos países árabes, o fim-de-semana decorre entre sexta-feira e sábado.
De acordo com o Notícias ao Minuto, a federação que reúne os sete emirados vai tornar-se o único país do Golfo com um fim-de-semana de sábado e domingo, decisão que lhe permite alinhar com a maioria dos países fora do mundo árabe.
Os funcionários também poderão optar por trabalhar a partir de casa na sexta-feira, segundo a agência de notícia dos Emirados.
“Este fim-de-semana prolongado faz parte dos esforços do Governo dos Emirados Árabes Unidos para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (…) e também para aumentar o desempenho da competitividade económica do país”, refere a WAM.
A semana nacional de trabalho passa a ser obrigatória para o sector público a partir de Janeiro.