O País – A verdade como notícia

Moradores de rua na África do Sul vacinados contra COVID-19

Centenas de moradores de rua da Cape Town, na vizinha África do Sul, começaram a tomar imunizantes contra o novo Coronavírus. Os moradores dizem estar muito felizes e gratos pela protecção fornecida pela vacina.

Robert Magadui, de 31 anos, é um dos primeiros dos 14 mil desabrigados na Western Cape a ser vacinado.

“Não tenho onde ficar. Tenho que lutar para comer. Então a pandemia trouxe muitas dificuldades para mim. Estou a morar na rua, estou com fome e eu precisava de ajuda e aqui deram-me a vacina”, disse Magadui.

De acordo com a News 24, os moradores estão a receber a dose única da vacina Johnson & Johnson. A meta do governo de Western Cape é de vacinar 14.mil moradores de rua em toda a província.

“Para os sem-tecto, tem sido um período muito difícil. Especialmente no inverno, eles são muito susceptíveis a gripes e resfriados. E onde já podem ter comorbidades, tuberculose por exemplo ou diabetes, muitos têm HIV, esses são problemas de saúde sérios, e podem ser afectados ainda por algo como a COVID-19 “, disse a reverenda Annie Kirke, directora do The Hope Exchange, uma organização não-governamental que presta serviços para moradores de rua.

Os moradores de rua na África do Sul, que desejam ser vacinados poderão inscrever-se, tenham ou não documentos de identidade formais e, em seguida, serão inseridos no Sistema Electrónico de Dados de Vacinas da África do Sul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos