O País – A verdade como notícia

Cheias provocam pelo menos 93 mortos e dezenas de desaparecidos na Europa

Pelo menos 93 pessoas morreram em resultado de inundações causadas por chuvas torrenciais na Europa, a maioria na Alemanha, e centenas de pessoas estão desaparecidas, segundo o último balanço das autoridades hoje divulgado.

É na Alemanha onde são contabilizadas 81 vítimas mortais e dezenas de feridos. Muitas aldeias continuam isoladas, o que aumenta os receios de mais óbitos.

Na Bélgica, onde as tempestades causaram nove mortes, os danos também são avultados, tal como no Luxemburgo e nos Países Baixos. O exército foi destacado em quatro das 10 províncias do país, para ajudar nos esforços de socorro e nas numerosas evacuações, escreve o Notícias ao Minuto.

É na Alemanha ocidental que a situação é mais dramática, com um último balanço de 59 mortos e dezenas de feridos. Os corpos de nove residentes num centro para deficientes, surpreendidos pela subida das águas, foram encontrados na noite de quinta-feira.

Muitas aldeias permanecem isoladas, o que aumenta os receios de ver disparar o número de mortos. Várias dezenas de pessoas ainda estavam desaparecidas na noite de quinta-feira.

“É uma catástrofe, uma tragédia. Receio que só nos próximos dias veremos a extensão total da catástrofe”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, numa conferência de imprensa em Washington, onde se encontra numa visita oficial.

Cerca de metade das mortes registaram-se na região ocidental da Renânia do Norte-Vestefália, a mais populosa da Alemanha, e o resto na vizinha Renânia-Palatinado, onde as águas revoltas criaram um efeito de “tsunami”.

De acordo com a agência noticiosa ANP, espera-se que as águas atinjam os níveis mais altos dos últimos dois séculos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos