Pelo menos 735.445 eleitores foram recenseados na província de Nampula, desde o arranque da campanha a 19 de Março até a última sexta-feira, 27 de Abril. Os órgãos eleitorais prevêem registar 1.206.596 eleitores nas cinco autarquias da província, nomeadamente a cidade de Nampula, Nacala-Porto, Angoche, Monapo, Ilha de Moçambique, Ribáuè e Malema.
Os dados foram divulgados numa conferência de imprensa dos órgãos eleitorais em Nampula (Comissão Provincial de Eleições – CPE, e STAE), que se mostraram satisfeitos com os registos alcançados e manifestaram confiança quanto ao alcance das metas previstas.
O director do STAE em Nampula, Príncipe Wathai, fez saber que grande parte das brigadas espalhadas pelos sete distritos autárquicos consegue recensear, por dia, entre 120 a 200 eleitores e que, por isso mesmo, é legítimo acreditar que a meta será alcançada.
“Estamos a recensear cerca de 50 mil eleitores por semana, as brigadas trabalham sem descanso e, nos últimos dias, há uma grande afluência de pessoas que residem nas zonas urbanas, fruto da forte mobilização que o STAE está a fazer”, acrescentou Príncipe Wathai.
No município de Nampula, por exemplo, foram recenseados, até agora sexta-feira, 234 mil dos 411.040 projectados, faltando recensear pouco mais de 177 mil eleitores, há cerca de duas semanas para o fim do processo.
Mesmo assim, o director do STAE desvaloriza essa diferença, manifestando a convicção de se atingir a meta.
“Sobre os números podemos referir que no distrito de Angoche já foram inscritos 62 por cento, na Ilha de Moçambique, 85 por cento, em Monapo, 59 por cento, em Nacala-Porto, 76 por cento, em Ribàué, 55 por cento e, em Malema, 81 por cento. São números encorajadores e vamos continuar a fazer as campanhas de sensibilização”, disse Wathai.