O País – A verdade como notícia

Importância da Imprensa pós-independência

Muitas vezes, não damos a devida importância e não pensamos sobre o papel da imprensa e da grande influência que esta tem para o nosso país e até para o mundo, quer para o desenvolvimento das sociedades, bem como para a simples missão de manter as pessoas informadas. O desporto como uma instituição social que exerce uma grande influência nos vários domínios das sociedades, não escapa dessa influência. Contudo, para a nossa sociedade, em particular, tal situação nem sempre se verificou.

Por muito tempo a imprensa foi vista como uma despesa ou custo desnecessária para muitos gestores desportivos, clubes e até atletas. Muito disto porque a imprensa (jornais, emissoras de rádio, canais televisivos, etc), na sua maioria, limitava-se em reporter acontecimentos políticos quando comparado ao desporto. Exemplo disto, era o limitado espaço que os destaques deportivos ocupavam num jornal, não chagava se quer a meia página.

Actualmente, com a evolução das redes sociais e facilidade de comunicação, a imprensa deixou de ser uma ferramenta a ser utilizada apenas para destaques de empresas e governos. Hoje em dia a imprensa tornou-se uma peça fundamental no desporto, tornando as modalidades, clubes e atletas em constante assunto de interesse público, ajudando as equipas na sua preparação, a ganharem visibilidade, a conquistarem patrocinadores e parceiros comerciais, a divulgarem informação técnicas (estatísticas) e desempenho das equipas, a divulgarem o quotidiano das equipas e estrutura, a gerirem crises, a angariarem adeptos, e venderem bilhetes de jogo. No caso específico dos atletas, especialmente quando se trata de atletas jovens e talentosos, a imprensa ajuda a capitalizar as suas qualidades, divulgar a sua imagem, e criar oportunidades de contratação.

É neste contexto que hoje dou os meus aplausos de parabéns e agradecimento ao jornal O País, pelo legado jornalístico de boa qualidade, e pelos contributos que tem prestado ao nosso Desporto nos seus 16 anos de existencia, cumprindo o seu dever cívico de informar com excelência. Parabenizo ainda aos actuais colaborarados e todos aqueles que passaram deste orgão. Que venham mais 16 anos de sucesso.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos