A interrupção no fornecimento de energia eléctrica registada na última terça-feira no Centro e Norte do país, e afectou igualmente a África do Sul e o Zimbabwe, originou prejuízos estimados em um milhão de dólares norte- americanos à empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), noticia a AIM.
O corte ocorreu por volta das 17 horas e foi causado por uma perturbação no processo de modernização dos servidores do sistema de controlo dos grupos geradores da empresa, um trabalho actualmente em curso naquele empreendimento.
Nos últimos meses a HCB está a desenvolver um programa de investimentos, denominado Capex Vital, que visa restabelecer a vitalidade do sistema electroprodutor que, segundo Moisés Machava, administrador técnico, está no limite de vida útil.
Machava explicou que a modernização dos servidores vem sendo desenvolvida com intervenção técnica do fabricante dos equipamentos, a empresa General Electric.
O apagão ocorreu durante uma intervenção técnica na central de produção eléctrica da barragem de Cahora-Bassa.
A interrupção afectou totalmente o fornecimento de energia aos clientes da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, nomeadamente a Electricidade de Moçambique (EDM), a ESKOM, da África do Sul e a ZESA, do Zimbabwe.
Segundo Moisés Machava, neste momento decidiu-se pela paralisação da reabilitação enquanto se investiga a causa da interrupção, um processo que poderá durar até ao final de semana.
A fonte detalhou ainda que o montante indicado como sendo de prejuízos decorrentes da interrupção do fornecimento de energia, refere-se às receitas que a companhia deixou de encaixar bem como as penalizações que resultam do incumprimento temporário do contrato com os seus clientes.