O mau tempo que se faz sentir desde sexta-feira, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, poderá persistir até terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Prevê-se chuvas fortes, entre 50 e 100 milímetros, acompanhadas de ventos de até 70 quilómetros por hora e trovoadas severas, a partir de amanhã.
O aviso vai para os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça, cidades de Maputo e Matola, na província de Maputo.
Em Gaza, o mau tempo poderá assolar os distritos de Chicualacuala, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Massingir, Limpopo, Chonguene, Massangena, Mapai, Guijá, Mandlakazi, Bilene e cidades de Chókwè e Xai-Xai.
Podem igualmente ser fustigados os distritos de Zavala, Inharrime, Panda, Jangamo, Homoine, Morrumbene, Funhalouro, Massinga, Vilanculos, Mabote, Inhassoro, Govuro e cidades de Maxixe e Inhambane.
De acordo com o INAM, os ventos poderão criar agitação marítima e gerar ondas de até cinco metros de altura a sul do paralelo 24 graus sul.