A basquetebolista moçambicana, Deonilde Cuamba, assinou um contrato válido por uma temporada com o SIMECQ de Portugal. A equipa faz parte, neste momento, da segunda divisão do basquetebol feminino.
Antes de assinar o contrato com o SIMECQ, equipa da segunda divisão da zona sul de Portugal, Deonilde Cuamba já tinha recebido, em 2017, uma proposta para jogar naquele país, optando, no entanto, por terminar a licenciatura em Ciências de Comunicação.
A atleta de 23 anos, 1,85m, e que joga a extremo-poste, diz que sonha muito alto para a sua carreira e que com o “SIMECQ” estará mais perto de concretizar o seu sonho de jogar na Liga Espanhola.
Fã confessa de Leia Dongue, Eliana Ventura e Anabela Cossa, conta que conquistar o campeonato nacional, em 2016, pelo Ferroviário, foi um dos momentos a destacar na sua carreira. Entretanto, não esconde o desejo de ser campeã africana de clubes.
Nucha, como é conhecida nos meandros do basquetebol, é a terceira basquetebolista do Ferroviário de Maputo a seguir para a europa, nas últimas três semanas, depois de Stefânia Chiziane e Onélia Mutombene.