O Standard Bank apresentou, na quarta edição da Moztech, o “business online”, uma nova plataforma que permite transacções bancárias entre empresas e clientes dentro de um serviço na internet.
O “business online” diferencia-se dos outros serviços bancários na internet por estar presente em mais de 17 países, 24 horas por dia, e permitir a inserção de várias empresas na plataforma e transacções em diferentes moedas. Nesta plataforma bancária, o cliente pode fazer as transacções bancárias no conforto da sua casa, escritório, onde quer que esteja, desde que esteja ligado a um ponto de internet.
O Standard Bank oferece ao cliente um serviço confidencial, rápido, que permite visualizar todas as operações antes do serviço ser efectuado. Este serviço traz uma mais-valia às multinacionais, pois o gerente pode ter acesso aos extractos e operações bancárias das outras sucursais da empresa, em outros países. Este serviço permite, ainda, fazer pagamentos urgentes em diversas entidades, na Janela única Electrónica (JUE) e transferências para o M-pesa.
Linda Taímo, representante do Standard Bank, diz que, nesta plataforma, o cliente escolhe a sua ‘palavra passe’ sem ter que ligar para o banco, o que lhe confere maior privacidade e segurança, um dos objectivos do Standard Bank.
Para o banco, o mais importante é oferecer aos clientes um serviço que acompanha as novas transformações tecnológicas e procurar sempre inovar, para garantir que os usuários do banco tenham sempre disponíveis serviços de primeira qualidade.
Esta plataforma é vista pelo Standard Bank como um método confiável, cómodo e moderno de fazer negócios, digna do novo mundo tecnológico.
Realidade virtual no mundo dos negócios
Em outro Moztech Tech Talk, o Standard Bank falou dos desafios da realidade virtual, uma tecnologia de interacção entre o homem e dispositivos como computadores ou ‘smartphones’ para recriar ao máximo a sensação de realidade. A tecnologia virtual permite uma imersão total no mundo virtual, onde se perde o contacto com o mundo físico.
“Nós temos, actualmente, ‘smartphones’ disponíveis que nos podem ajudar a vivenciar esta tecnologia. Mas, hoje, os usuários gostariam de poder ter dispositivos que os ajudassem a usufruir desta realidade de forma mais natural. As lentes de contacto são apontadas como a solução futura para este dilema”, explicou o representante daquela instituição financeira.
Esta tecnologia é uma das principais apostas do banco nos seus canais digitais. Até 2020, a realidade virtual vai movimentar cerca de 180 biliões de dólares no mundo, em termos de investimento.