O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai lançar uma iniciativa para ajudar os países africanos a prepararem-se melhor para as avaliações das suas notações de crédito.
Segundo disse, esta quinta-feira, o presidente da instituição, Sidi Ould Tah, o que falta em África são dados e infra-estruturas.
O timoneiro da instituição considerou que a falta de transparência em alguns mercados cria uma percepção de risco elevado, o que conduz a custos de financiamento mais altos para os países africanos.
Em termos práticos, o BAD vai lançar, brevemente, através da Facilidade Africana de Apoio Jurídico, uma iniciativa destinada a apoiar os países africanos na preparação para as avaliações de crédito.
Trata-se de uma iniciativa cujos objectivos serão alcançados através da melhoria da qualidade dos dados e do reforço da transparência.
Recorde-se que os líderes africanos têm defendido, há vários anos, que os custos de financiamento no continente são excessivamente elevados e nem sempre reflectem as condições económicas dos países.
E, por sua vez, as três principais agências internacionais de notação financeira, Moody’s, S&P e Fitch, sustentam que aplicam os mesmos critérios de avaliação aos diferentes mercados.
O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, falava durante uma conferência sobre mercados emergentes promovida pela agência de notação financeira S&P, em Londres.