O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, condenou, no sábado, a Europa por bloquear uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. O governante falava durante o debate da 81ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, a Europa faz de tudo para impedir uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. Considera que os esforços do ocidente para derrotar Rússia só prejudicam o próprio ocidente.
Sergei Lavrov acusa o ocidente de continuar a enviar armas para a Ucrânia e a ajudar Kiev a atacar infra-estruturas civis e a população com drones e mísseis.
Para o governante russo, o ocidente aspira infligir uma derrota estratégica à Rússia, mas essa aspiração o levará a um beco sem saída estratégico.
O ministro também instou a ONU a tomar medidas para reduzir as tensões no Oriente Médio. Ressaltou que restaurar a confiança entre Estados árabes e Irão é pré-requisito para lidar com a situação no Estreito de Ormuz e no Golfo Pérsico.
Diz ainda que a Rússia quer a libertação imediata do presidente venezuelano, Nicolás Maduro e sua esposa. Defende o fim do bloqueio marítimo contra Cuba e adoção de medidas para melhorar a situação humanitária no país.