A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Tete, apreendeu cerca de 600 quilogramas de cobre alegadamente proveniente do roubo de cabos elétricos pertencentes à Eletricidade de Moçambique (EDM). Quatro cidadãos, com idades compreendidas entre os 29 e os 40 anos, encontram-se detidos e são indiciados pelo crime de furto de material elétrico.
De acordo com o porta-voz da PRM em Tete, Feliciano da Câmara, o material foi recuperado na última segunda-feira, durante uma fiscalização de rotina a um autocarro de transporte interprovincial de passageiros, no posto de controlo de Muchenga, no distrito de Changara.
Segundo a polícia, a carga seguia sem qualquer documentação que comprovasse a sua origem ou propriedade, situação que motivou a apreensão do cobre e o desencadeamento de diligências investigativas. As investigações permitiram identificar o alegado remetente da carga, culminando com a detenção de quatro suspeitos.
A chefe do Departamento de Prevenção e Combate à Vandalização de Infraestruturas Elétricas da EDM, Salmata Issa, confirmou que o cobre apreendido resulta da vandalização de cabos elétricos e outros equipamentos da empresa. A responsável alertou que este tipo de crime tem causado elevados prejuízos financeiros à empresa, para além de provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica às populações.
Este é o segundo caso de furto e recuperação de cobre proveniente de infraestruturas da EDM despoletado pela PRM na província de Tete desde o início do presente ano.