O País – A verdade como notícia

SNJ exige esclarecimento do atentado ao jornalista Carlitos Cadangue

Volvidos pouco mais de dois meses após o atentado contra o jornalista da STV, baseado em Manica, o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) afirma que continua a aguardar os resultados das investigações do crime. O órgão manifesta também preocupação com empresas jornalísticas que não garantem salários dignos aos profissionais de comunicação social.

No passado dia 4 de Fevereiro, o jornalista Carlitos Cadangue foi alvo de um atentado quando chegava à sua residência. Indivíduos armados abriram fogo contra a viatura em que seguia, na companhia do seu filho. Passados mais de 60 dias, o caso continua por esclarecer, e o SNJ diz aguardar, com serenidade, pelo desfecho das investigações.

O SNJ mostra-se igualmente preocupado com a dignidade dos jornalistas, sublinhando que muitos profissionais trabalham sem condições mínimas, situação que compromete a qualidade do jornalismo no país.

Apesar dos desafios, o Secretário Provincial do SJN em Manica defende a necessidade de reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas. Nesse contexto, anunciou a construção da primeira praça dedicada à classe no país, a ser erguida na cidade de Chimoio.

O Sindicato Nacional de Jornalistas fez estas declarações no âmbito do Dia do Jornalista Moçambicano, assinalado no sábado, 11 de Fevereiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos