O Governo de Gaza recebeu cerca de 20 toneladas de produtos alimentares, bens de primeira necessidade e medicamentos, para o apoio às vítimas das cheias, que já afectaram mais de 400 pessoas nesta parcela do país.
O apoio é da Fundação Vodacom e nesta segunda-feira foi canalizado ao Governo da Província de Gaza, que em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), deverá fazer chegar às famílias afectadas pelas inundações.
A mesma Fundação lançou ainda duas campanhas de recolha de donativos que irão complementar a ajuda iniciada. A primeira consiste numa angariação de fundos, em parceria com o M-Pesa, cujo valor arrecadado será destinado à compra de cabazes alimentares, a serem distribuídos no âmbito da iniciativa “Chuva de Afectos”.
Por cada cabaz angariado, a Fundação irá oferecer mais um. A segunda é uma campanha interna de recolha de donativos entre os colaboradores da operadora, para posterior distribuição nos centros de acolhimento temporários na Província de Maputo.
Ainda no âmbito das iniciativas de apoio social esta operadora de telefonia móvel vai canalizar também a entrega de 1000 “kits de dignidade”, compostos por produtos de higiene essenciais, em resposta ao apelo da Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, reforçando a protecção e dignidade de mulheres e raparigas nos centros de acolhimento.
Aliado a isso, chegou a Moçambique uma missão do Instant Network Emergency Response (INER), uma iniciativa global da Fundação Vodafone, liderada localmente pela Fundação Vodacom.
A missão visa restabelecer rapidamente a conectividade em áreas onde as comunicações ainda não estão plenamente estabilizadas, permitindo disponibilizar serviços gratuitos de voz, SMS e internet às comunidades e às organizações envolvidas na resposta humanitária, sobretudo nos centros de acolhimento temporários.

