Uma das maiores tempestades de inverno dos últimos anos atinge os Estados Unidos e já deixou pelo menos 30 pessoas mortas. A situação, que afecta a rotina de milhões de americanos, deixou um milhão de consumidores sem energia eléctrica em diferentes regiões do país.
A nevasca avançou do Sul ao Nordeste dos Estados Unidos da América, matou 30 pessoas e atingiu cerca de dois terços do território americano, alcançando 17 estados, onde vivem mais de 200 milhões de pessoas.
Em uma faixa de aproximadamente 2.100 quilômetros, o acúmulo de neve ultrapassou 30 centímetros, chegando a 50 centímetros em algumas áreas.
O frio extremo e acidentes causados pelo mau tempo foram os principais factores das perdas humanas.
As temperaturas despencaram, com sensação térmica de até –31 °C, no período mais frio registrado desde Janeiro de 2014, afectando um milhão de consumidores de energia eléctrica em diferentes estados.
Os impactos foram registados igualmente,no transporte aéreo. Desde o domingo, cerca de 20 mil voos foram cancelados ou atrasados em todo o país. A neve que cobriu ruas e pontos turísticos, interrompeu linhas de autocarros e levou ao encerramento das escolas públicas, afectando cerca de 500 mil estudantes.
Segundo os meteorologistas, uma nova massa de ar ártico deve manter as temperaturas abaixo de zero nos próximos dias, sobretudo nas áreas já cobertas por neve e gelo.

