Pelo menos 37 pessoas morreram, em resultado de acidentes de viação, entre os dias 12 de Dezembro e 16 de Janeiro. Durante este período, outras 33 pessoas morreram em resultado de 16 afogamentos. A informação foi partilhada, esta segunda-feira, pelo Comandante-Geral da Polícia que falava no encerramento da operação Consolidação.
O Comandante-Geral da Polícia dirigiu esta segunda-feira o encerramento da operação “Consolidação”, lançada no âmbito da quadra festiva.
Joaquim Sive fez saber que apesar da redução dos casos e dos óbitos por acidentes de viação, em relação ao período festivo anterior, os números ainda são preocupantes.
“Foram registrados 34 casos de acidentes de viação, consistentes com os casos de igual período anterior. Uma redução tênue. Preocupa-nos ainda que tenhamos reduzido os acidentes de viação, o facto de perdermos um compatriota na via pública para nós é uma tragédia. Daí a necessidade permanente de melhorarmos a segurança rodoviária. Em termos de consequências dos acidentes de viação, foram registrados 37 óbitos contra 70 de igual período anterior, o que prefaz uma redução de 33 óbitos. Em relação aos feridos, registramos 38 feridos graves contra 54, 63 feridos ligeiros contra 133 de igual período anterior” explicou Joaquim Sive, Comandante-Geral da PRM.
Os acidentes marítimos são outro problema.
“Lamentamos as mortes registradas por incidentes e acidentes marítimos, lacustres e fluviais. A destacar, 33 óbitos na sequência de ocorrência de 16 afogamentos, 8 naufrágios, 7 ataques por animais aquáticos e 2 casos de homens ao mar, o que igualmente nos desafia a melhorar as medidas de sensibilização de turbanistas, fixação de lotação de embarcações e aprimoramento de mecanismos de segurança das mesmas”
Quanto ao fluxo migratório, houve movimento de mais de 1 milhão de pessoas.
“Foram registrados um movimento de 1.092.855 viajantes de diversas nacionalidades, sendo 508.401 entradas e 584 saídas. De igual modo, foram registrados um movimento de 137.491 viaturas, das quais entradas e 73.701 saídas.”
A operação “Consolidação” foi desenvolvida entre 12 de Dezembro de 2025 a 16 de Janeiro deste ano.

