Cerca 4928 alunos perderam os exames finais na província de Nampula, devido a ataques terroristas. Os alunos vão realizar exames especiais a partir do dia 19 do corrente mês.
O impacto do terrorismo começa a reflectir-se de forma negativa no sector da Educação em Nampula. Até ao momento, estima-se que 4 928 alunos 6ª, 9ª e 10ª classes, dos distritos de Memba e Eráti, zonas recentemente afectadas por incursões terroristas, tenham perdido os exames finais.
Como medida, o sector da Educação anunciou, na tarde desta quinta-feira, a realização de exames especiais, que arrancam no dia 19 deste mês e vão abranger até ao distrito de Nacarôa, onde também há registo de deslocados.
Além da insegurança, o sector da Educação enfrenta desafios adicionais provocados pelo ciclone Jude, que destruiu várias escolas na província. Em consequência, muitas crianças continuarão a assistir aulas ao relento, no presente ano lectivo que arranca no dia 30 do mês em curso.
Ainda assim, as autoridades garantem que serão montadas tendas para minimizar o impacto da falta de infra-estruturas escolares.
Entretanto, em Nampula, o sector da Educação reconhece que ainda não foi atingida a meta de matrículas para as primeiras classes do ensino primário.

