O País – A verdade como notícia

Quartos-de-final do CAN disputam-se hoje e amanhã

O Campeonato das Nações Africanas 2025 chega aos quartos-de-final depois de concluídos os oitavos. Mali–Senegal e Marrocos–Camarões jogam nesta sexta-feira, enquanto Argélia–Nigéria e Egipto–Costa do Marfim disputam seus jogos no sábado, em várias cidades de Marrocos. As oito selecções apuradas terminaram a fase de grupos em primeiro lugar.

O Campeonato das Nações Africanas 2025 entra na fase dos quartos-de-final, depois de concluídos os oitavos-de-final. A vitória da Costa do Marfim frente ao Burkina Faso (3-0), na terça-feira, definiu a última selecção apurada. As oito equipas qualificadas terminaram a fase de grupos no primeiro lugar das respectivas séries.

Os quartos-de-final têm início na sexta-feira, 9 de Janeiro, pelas 18 horas de Maputo, em Tânger, com o encontro entre Mali e Senegal. O Mali garantiu o apuramento frente à Tunísia através de uma decisão por grandes penalidades, enquanto o Senegal chega a esta fase depois de um percurso regular desde o início do torneio.

Ainda na sexta-feira, às 21 horas de Maputo, em Rabat, o anfitrião Marrocos defronta os Camarões. Trata-se de um encontro entre duas selecções com presença frequente nas fases decisivas da competição.

No sábado, às 18 horas de Maputo, em Marraquexe, a Argélia joga com a Nigéria. Os argelinos asseguraram a qualificação com um golo de Adil Boulbina no prolongamento frente à República Democrática do Congo, alcançando os quartos-de-final pela primeira vez desde 2019.

O programa encerra no sábado, às 21 horas de Maputo, em Agadir, com o jogo entre o Egipto e a Costa do Marfim. A selecção marfinense segue na prova depois de vencer o Burkina Faso, enquanto o Egipto continua em competição com uma regularidade que tem demonstrado ao longo do torneio.

Os quatro encontros vão determinar as selecções que avançam para as meias-finais do Campeonato das Nações Africanas 2025, que vão decorrer em quatro cidades marroquinas.

Leões Indomáveis rugem com agravo

Marrocos e Camarões defrontam-se nesta sexta-feira, a partir das 20h00 locais (21h00 de Maputo), no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, em jogo revestido de grandes expectativas pela coerência competitiva dos Leões Indomáveis.

O quarto encontro numa fase final do Campeonato Africano das Nações, o primeiro no Século XXI, acontece 39 anos, 11 meses e 29 dias depois, e as esperanças de sobrevivência dos Leões do Atlas são questionáveis.

Reza a história que nas lutas de Leões, apenas uma vez, o rugido do leão-bérbere atingiu o Norte de África por empatar sem golos no CAN de 1986 na fase de grupos. Abdelkrim Krimau abriu o placar a favor do Marrocos, aos 63 minutos, e Roger Milla empatou aos 89 minutos. Ambas as equipas avançaram do Grupo B. Foi o primeiro confronto entre as duas equipas.

Em 1988, Camarões eliminou Marrocos, país anfitrião, nas meias-finais, com golo de Cyril Makanaky aos 78 minutos. O único golo do jogo destruiu todas as esperanças dos leões-da-barbária.

No terceiro desafio, Camarões voltou a derrotar Marrocos por 1-0 na estreia do Grupo B do CAN de 1992, com golo de André Kana-Biyik aos 23 minutos.

As duas vitórias e o empate dos Leões Indomáveis estão mal digeridas pelos leões-berbere na fase final do CAN. As emoções de outros confrontos noutras provas da CAF não contam para as estatísticas do jogo de hoje, segundo adeptos da selecção anfitriã.

Camarões permaneceu invicto diante de Marrocos nos primeiros jogos entre 1981 e 2017. Venceu seis jogos e empatou quatro.

Ao todo, Leões Indomáveis enfrentaram os confrades berberes em 13 ocasiões e registam seis vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos