Mais de 13 mil alunos reprovaram na sequência dos exames da 9ª classe, na província de Gaza. As disciplinas de Química, Biologia e Matemática foram as que registaram os índices mais baixos. Por conta da situação, sobe o número de pais e encarregados que exigem novas correções à direções de 14 distritos de Gaza.
Na Escola Secundária de Xai-Xai, por exemplo, reprovaram 383 alunos dos cerca 530 alunos submetidos aos exames da 9ª classe. O “O País” teve acesso a algumas pautas, nas quais em um dos júri de 30 alunos apenas cinco foram aprovados no exame de química. A tendência negativa é notória em quase todas disciplinas, com destaque para Biologia, Física e Matemática.
Na 10ª classe, foram no final reprovados 409 alunos de 973 alunos examinados, na 12ª classe, 354 alunos não aprovaram num total de 1 414 alunos avaliados.
Revoltados, mais de 400 pais e encarregados de educação “apertaram” a Direcção da Escola exigindo novas correção das provas
Já na Escola de Secundária Inhamissa registou um cenário diferente, com resultados considerados satisfatórios em quase todas as classes examinadas.
A Direcção Provincial de Educação apresentou os resultados preliminares dos exames realizados em todos os 14 distritos, em particular da 9ª classe.
As pautas para consulta de resultado foram removidas em quase todas escolas de Xai-Xai, entretanto, o chefe do departamento de Educação Geral, Licínio Albino, diz desconhecer tal facto .
Xai-Xai, Mandlakazi, Chibuto e Limpopo são os distritos que registaram números elevados de reprovação, em particular na 9ª classe.

