A presidente da Assembleia da República promete mobilizar apoios para as Forças de Defesa e Segurança destacadas para o teatro operacional norte. A promessa foi feita na Escola Naval de Pemba, onde Margarida Talapa ofereceu produtos alimentares para a quadra festiva aos que combatem o terrorismo em Cabo Delgado.
A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, expressou, em nome dos moçambicanos, o seu profundo reconhecimento e gratidão pelo trabalho heroico que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) têm vindo a desenvolver no combate às acções terroristas em alguns distritos das províncias de Cabo Delgado e Nampula.
O reconhecimento foi tornado público nesta terça-feira, no distrito de Mocímboa da Praia, durante uma visita de trabalho, tendo sublinhado que “as Forças de Defesa e Segurança e a Força Local se têm mantido firmes, resilientes e determinadas no combate aos terroristas, reafirmando o seu compromisso com a defesa da soberania e da integridade territorial, valores supremos da Nação moçambicana”.
Na ocasião, a presidente da Assembleia da República explicou que a sua presença em Cabo Delgado demonstra o amor e carinho que a instituição parlamentar tem para com as Forças de Defesa e Segurança e a Força Local. “Viemos aqui, em nome de todos os moçambicanos, para fazermos a entrega de algo simbólico”, disse Talapa, acrescentando que “é pouco, mas é um sinal do carinho especial que temos por vós, e sobretudo porque reconhecemos o vosso papel na defesa da nossa Pátria”.
A oferta da Assembleia da República às Forças de Defesa e Segurança baseadas no teatro operacional norte é composta por, entre outros produtos, arroz, feijão, carne, óleo e açúcar e deverá servir para reforçar a logística militar.
No acto da entrega, a presidente da Assembleia da República reconheceu o trabalho das Forças de Defesa e Segurança e prometeu continuar a mobilizar apoio para minimizar as dificuldades que os militares enfrentam no Teatro Operacional Norte.
Dirigindo-se ainda aos membros das Forças de Defesa e Segurança e da Força Local presentes na cerimónia, a presidente do Parlamento moçambicano disse, “meus filhos e meus irmãos, recebam um abraço da Assembleia da República e desejamos a todos vós e às suas respectivas famílias, um Natal de esperança, coragem e renovação de fé, bem como um Ano Novo repleto de saúde, paz, vitórias e sucessos na nobre missão de servir Moçambique”.
Durante a sua estadia em Mocímboa da Praia, Talapa saudou o Presidente da República de Moçambique e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Daniel Francisco Chapo, pela sua liderança e compromisso inabalável com a defesa da soberania nacional. “A sua liderança tem sido determinante no reforço da capacidade operacional das Forças de Defesa e Segurança, visando garantir a segurança do nosso Povo”, frisou a presidente da Assembleia da República.
A saudação de Margarida Talapa foi extensiva ao Governo moçambicano, pelos esforços contínuos no apoio às famílias vítimas do terrorismo, em particular na província de Cabo Delgado e, mais recentemente, nos distritos de Memba e Eráti, na província de Nampula.

