O País – A verdade como notícia

Costa do Sol inicia defesa do título na Soalpo

A nata do futebol moçambicano reuniu-se, ontem, numa das estâncias turísticas para celebrar a festa da modalidade rei: futebol. Em noite de gala, e naquele que era o momento mais alto da noite, saiu a sorte das 14 formações que irão corporizar o campeonato nacional de futebol, o Moçambola- 2020.

O campeão em título, Costa do Sol, desloca-se à Soalpo onde se vai bater com o Textáfrica de Chimoio, ora orientado, curiosamente, por um filho do canário: Artur Comboio.

As estatísticas indicam que, ano passado, o Costa do Sol foi ao Chimoio vencer os "fabris do planalto" por uma bola a zero, com um golo solitário de Isac, aos 29 minutos.

Na primeira volta, no seu relvado sintético, os “canarinhos” golearam o Textáfrica de Chimoio por 4-0. O jogo de abertura, a 4 de Abril, será entre o ENH de Vilankulo e Ferroviário de Maputo. Será, de resto, um momento festivo em que a música irá casar com o desporto no tradicional festival de abertura da competição. Esta é terceira vez que Vilankulo acolhe a festa da abertura do campeonato nacional de futebol, depois de o ter feito em 2015 e 2010.

Num duelo de campeões nacionais, a União Desportiva de Songo, vice-campeã, faz "sala" à Liga Desportiva de Maputo, conjunto que ano passado apenas assegurou a manutenção na última jornada.
Com uma equipa renovada, a Liga Desportiva de Maputo parte para este campeonato com claro objectivo de fazer uma prova tranquila.  

Face ao grande investimento que tem feito, a UD Songo tem a obrigação de lutar pela recuperação do título perdido para os "canarinhos".

Ano passado, o conjunto de Nacir Armando perdeu no terreno da Liga Desportiva de Maputo por 2-0, em desafio inserido na quinta jornada do Moçambola. Os golos foram da autoria de Gerson, aos 45 minutos, e Sonito, aos 80. Ainda na primeira ronda do Moçambola-2020, teremos um embate entre estreantes: Associação Black Bulls vs Matchedje de Mocuba. São, de resto, duas formações que, à partida, irão lutar pela manutenção no primeiro escalão do futebol moçambicano.

O primodivisionário Ferroviário de Lichinga estreia-se na competição diante do seu homónimo de Nacala, numa partida em que os donos da casa vão procurar vencer para entrarem com o pé direito na prova.

A Nação, aliás, o histórico e hoje mergulhado numa crise Desportivo de Maputo começa a sua caminhada no campeonato nacional diante do Ferroviário da Beira, formação que também fez uma campanha sofrido ano passado.

A primeira jornada do campeonato nacional de futebol reserva-nos ainda o jogo Ferroviário de Nampula vs Incomáti, duas equipas que estiveram muito aquém das expectativas.

NOITE DE CONSAGRAÇÃO
A noite de ontem foi de consagração dos melhores do ano passado e reconhecimento dos parceiros, mas também de muita música. Ubakka, Júlia Duarte e Dama do Bling emprestaram as suas vozes à concorrida gala do Moçambola. E, em dia de premiação, o Costa do Sol, campeão nacional, recebeu um cheque de 600, 000 Mt pela conquista da prova.

Já a União Desportiva de Songo, vice-campeã, saiu da noite com duas distinções: vice-campeã nacional, cabendo-lhe o valor de 150, 000 Mt e 50, 000 Mt como equipa “fair play”.

No plano individual, Eva Nga, avançado camaronês que, ao serviço do Costa do Sol, foi melhor marcador do campeonato nacional com 24 golos em 29 jogos, foi agraciado com cheque de 150, 000 Mt. Não esteve, por se encontrar África do Sul, onde representa o Bidvest Wits.

Quem também saiu a sorrir é o jovem Victor Guambe, considerado guarda-redes menos batido do campeonato nacional com 21 golos sofridos em 28 jogos (2492). Guambe recebeu um cheque de 100, 00 Mt.

O árbitro Sérgio Lopes Rumbane, que em 11 jogos conquistou 192 pontos perfazendo a média de 17.45, foi o mais regular do campeonato passado e ganhou 100, 00 Mt.

O juiz da zona centro superou Aníbal Armando que, em 12 jogos, somou 204 pontos e média de 17.00, e Paulo Jones com 14 jogos e 227 pontos, média de 16.21.
Os patrocinadores do campeonato nacional de futebol foram distinguidos com certificados de mérito.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos