O País – A verdade como notícia

Duas pessoas estão detidas por vazar exames da 9.ª classe 

Foto: O País

O director pedagógico e o adjunto-pedagógico da Escola Básica de Nagor, no distrito de Milange, província da Zambézia, foram detidos no Comando Distrital da PRM, suspeitos de envolvimento no vazamento dos exames de Língua Inglesa, Química, História e Física da 9.ª classe.

 A informação foi avançada esta terça-feira pelo porta-voz do Ministério da Educação, que confirmou ainda o envolvimento de mais cinco pessoas e a sua responsabilidade no crime. 

Entre os implicados está o director dos Serviços Distritais de Educação de Milange, que, enquanto presidente da Comissão Distrital de Exames, é acusado de não ter estado presente durante o levantamento das provas. Também o diretor da Escola Básica de Nagor é indicado por não ter criado a comissão de gestão de exames, responsável por coordenar todo o processo.

Constam ainda da lista, um técnico dos Serviços Distritais de Educação e o chefe da repartição da mesma instituição, encarregados de permitir que os exames fossem levantados por apenas uma pessoa, em violação ao regulamento. Dois professores, que desempenhavam funções de vigilantes, são igualmente acusados.

O Ministério da Educação informou que, além do processo-crime em curso, decorre um processo disciplinar contra os sete envolvidos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos