O Director Provincial da Educação de Nampula, Williamo Tunzine, apelou ao rigor e profissionalismo dos técnicos da Direcção Provincial de Educação envolvidos no processo de exames finais de 2025.
O pronunciamento ocorreu durante a sessão de estudo do Regulamento e Orientação do Processo de Exames (ROPE), realizada na manhã desta quarta-feira, onde foram reforçadas as orientações para garantir transparência e eficiência durante todo o processo.
Tunzine, instou os supervisores provinciais a observarem uma postura exemplar no terreno e a respeitarem escrupulosamente os documentos normativos. “Vós, como supervisores provinciais, pautem pela postura e responsabilidade que este processo carrega, bem como pela observância dos documentos normativos, especificamente o ROPE, durante as vossas actuações no terreno”, destacou.
Na mesma ocasião, foram apresentadas as brigadas que serão destacadas para os diferentes distritos e definidas as principais linhas de actuação para assegurar o sucesso dos exames.
Para o presente ano lectivo, a província de Nampula irá avaliar 341.022 candidatos das 6ª, 9ª, 10ª e 12ª classes, bem como do 4º ano do Subsistema de Alfabetização de Jovens e Adultos. Os exames serão realizados em 2.520 centros, contando com 12.224 júris e 24.460 professores vigilantes.
O processo de exames iniciou na quarta-feira, 20 de Novembro, à escala nacional.

