O País – A verdade como notícia

Jimmy P inspira-se em Mia Couto e está na final do Festival da Canção

É um dos rappers da CPLP mais conhecidos. Neste sábado à noite, o autor português apresentou-se na segunda semi-final do Festival da Canção, organizado pela RTP e cujo vencedor irá representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção. No evento, numa actuação que durou 02:55 (dois minutos e cinquenta e cinco segundos), o rapper interpretou o tema “Abensonhado”, inspirado no livro Estórias abensonhadas, de Mia Couto.

Numa performance contagiante, Jimmy P foi acompanhado pelo Gospel Collective, que adicionou à música uma dimensão mais emotiva e catártica.

Depois da sua apresentação, o rapper português admitiu que “Abensonhado” reflecte a diversidade que cabe dentro do universo de língua portuguesa. Além disso, a música, disse Jimmy P: “inspira-se numa pessoa que eu tenho como referência, que é o Mia Couto. Pedi autorização para usar essa palavra que foi ele que inventou ou reinventou, e ele deu-me essa bênção, essa autorização. Para mim é um orgulho saber que há uma pessoa que eu admiro que me cede algo que ela mesma criou que é para eu poder usar”, afirmou Jimmy P a RTP.

“Abensonhado” é um tema que retrata a relação que um sujeito tem com Deus. É uma música de força, motivacional e, simultaneamente, de acção de graças. Nela, Jimmy P coloca um personagem a admitir as suas falhas e a assumir as culpas dos seus fracassos. Também, é uma música sobre a amizade, a cumplicidade e sobre o percurso que conduz à maturidade com Deus como farol.

De igual modo, “Abensonhado” intitula o mais recente álbum discográfico de Jimmy P, constituído por 16 temas.

Com o apuramento garantido na segunda semi-final, Jimmy P, que também é autor dos discos #1 (2013), Fvmily F1rst (2015) e Essência (2018), volta a actuar na final do Festival da Canção no próximo sábado.  

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos