O País – A verdade como notícia

Seis pessoas feridas durante tumulto em Niassa 

Houve tumulto no distrito de Lago, na província de Niassa. Seis pessoas contraíram ferimentos durante uma disputa numa empresa mineira levada a cabo por investidores chineses. Houve disparos e a população já pensava tratar-se do alastramento do terrorismo para aquela zona.

São tiros que levaram a população do distrito de Lago a pensar que se trata de uma invasão terrorista ao distrito de Lago em Niassa. Afinal não é bem assim. São duas empresas chinesas, que durante a disputa de uma concessão mineira acabaram em tumultos, o que causou o ferimento de seis pessoas.

A empresa detentora de licença de exploração mineira também desmente informações postas a circular dando conta do alastramento da insurgência para o distrito de Lago.

Abordado sobre o assunto, o Secretário de Estado de Niassa, Silva Livone reagiu através de uma mensagem enviada à nossa Redacção, nos seguintes termos.

Não constitui à verdade a ocorrência de ataques na nossa Província. Confirmo sim, que há duas semanas, duas empresas mineiras entraram em confrontos que resultaram em um ferido. Como medidas, apreendemos as armas, decretamos a suspensão das actividades das empresas e instauramos um processo judicial junto à Procuradoria do Distrito de Lago”, lê-se no documento.

O caso ocorreu há cerca de duas semanas e as actividades mineiras ainda estão paralisadas

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos