O Prémio Nobel da Paz foi entregue a Maria Corina Machado, descrita pelo Comité como “uma campeã corajosa e empenhada pela paz”. Maria Corina Machado foi distinguida “pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela”.
O Comité Norueguês do Nobel justifica a decisão “pelo trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
“Maria Corina Machado cumpre os três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a seleção do laureado com o Prémio da Paz. Ela uniu a oposição do seu país. Nunca vacilou na resistência à militarização da sociedade venezuelana. Tem sido firme no seu apoio a uma transição pacífica para a democracia”, lê-se no comunicado publicado pela The Nobel Prize.
O anúncio foi feito, esta sexta-feira, em Oslo. Um total de 338 nomeações foram apresentadas para o prémio, incluindo 244 indivíduos e 94 organizações.
Este é o único dos Nobel a ser atribuído em Oslo pelo Comité do Nobel Norueguês. As restantes categorias são anunciadas em Estocolmo, capital da Suécia. Durante esta semana foram anunciados os vencedores nas categorias de Medicina, Física, Química e Literatura.
O Prémio Nobel da Economia, a última categoria a ser anunciada, só será conhecido na próxima segunda-feira, dia 13 de Outubro.