Israel e o Hamas prepararam-se para prováveis negociações no Egipto, esta segunda-feira, antes de um possível cessar-fogo em Gaza.
As possíveis negociações acontecem numa altura em que continuam a crescer as esperanças de um possível cessar-fogo, depois de o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter indicado que um acordo de libertação de reféns poderia ser anunciado esta semana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito informou que as conversações vão centrar-se na proposta de troca de todos os reféns restantes por milhares de prisioneiros palestinianos detidos nas prisões israelitas.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, saudou a medida.
Na terça-feira, assinalam-se dois anos desde os ataques do Hamas a 7 de outubro no sul de Israel, que mataram 1.139 pessoas, na sua maioria civis, e fizeram 250 reféns.
Os ataques desencadearam uma resposta feroz de Israel, que tem registado uma actividade militar diária em Gaza desde 8 de outubro de 2023.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 400 pessoas em Gaza morreram de desnutrição desde o início deste ano. Esse número inclui 101 crianças, das quais 80 tinham menos de cinco anos.

