O País – A verdade como notícia

Dez países reconhecem o Estado da Palestina na conferência da ONU

Dez países vão reconhecer o Estado palestiniano na segunda-feira, numa conferência em Nova Iorque, à margem da assembleia-geral das Nações Unidas.

Além da França, que está por detrás da iniciativa de reconhecimento da Palestina como Estado, está Portugal, Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Malta, Reino Unido e São Marino.

Para formalizar este reconhecimento, Emmanuel Macron vai proferir um discurso na segunda-feira, durante a conferência da assembleia-geral das Nações Unidas.

Enquanto isso, Israel continua a contestar o reconhecimento do Estado da Palestina, argumentando que não haverá Estado palestiniano e que tal recompensa o Hamas, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 65 mil mortos e mais de 165 mil feridos, na maioria civis.

As autoridades francesas justificam o facto deste reconhecimento acontecer só agora, quase dois anos depois do início da guerra na Faixa de Gaza, com o facto de a situação actual na Faixa de Gaza constituir um ponto de viragem que coloca muitos perigos, particularmente sobre a expansão do conflito para outros países.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos