O País – A verdade como notícia

Tunísia e Marrocos apuram-se para o Mundial 2026

Os tunisinos garantiram o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo com um golo aos 90+4′, enquanto os moçambicanos derrotaram o Botswana.

A Tunísia está na fase final de um Campeonato do Mundo pela terceira vez consecutiva! Os tunisinos precisavam de uma vitória na Guiné Equatorial para garantirem já o apuramento para o Mundial 2026 e não terem de esperar pelo estágio de Outubro, e foi isso que aconteceu… de forma dramática.

O único golo do encontro surgiu apenas já no tempo de compensação, aos 90+4 minutos, graças a Mohamed Ben Romdhane, avançado do Al Ahly que tinha entrado há 20 minutos, e que no Mundial de Clubes até marcou ao FC Porto

Antes, os Marrocos tinha-se tornado na primeira selecção africana a garantir presença no Mundial 2026, após dominar o Grupo E das eliminatórias com 21 pontos, em sete jogos. A selecção marroquina destacou-se pela superioridade sobre os adversários, com o segundo colocado, Tanzânia, somando apenas 10 pontos.

Com esta classificação, Marrocos alcança a sua sétima participação na fase final do torneio, consolidando-se como a segunda equipa africana com mais presenças em Mundiais, apenas atrás dos Camarões.

Além disso, será a primeira vez que a selecção marroquina participa em três Mundiais consecutivos, reforçando a consistência e qualidade do futebol no país.

Outro feito histórico é que Marrocos terminou a fase de qualificação como a única equipa africana 100% vitoriosa, mostrando um desempenho dominante e regular ao longo de todas as partidas.

Esta vaga no Mundial 2026 reforça o crescimento do futebol africano no cenário global e coloca Marrocos como uma referência de consistência e competitividade entre as selecções do continente.

MOÇAMBIQUE CONTINUA NA LUTA

Os Mambas reacenderam, na segunda-feira, a esperança de uma possível qualificação para o Mundial, após vencerem o Botswana por duas bolas sem resposta, num jogo que marcou o regresso da selecção nacional ao Estádio Nacional do Zimpeto cinco meses depois da sua interdição pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

Os dois golos que deram vitória ao combinado nacional foram apontados po Witi e Faisal Bangal, este último que voltou a vestir as cores nacionais depois de um longo período de ausência devido a lesões. Com este resultado, Moçambique ocupa a segunda posição do Grupo G, com 15 pontos, os mesmos que o Uganda e menos três que a Argélia.

A selecção nacional volta a jogar no dia 6 do próximo mês, em princípio no Estádio Nacional do Zimpeto, diante da Guiné-Conacri, em jogo da nona jornada da fase de qualificação para o maior evento planetário de futebol.

Três dias depois, ou seja, no dia 23, os Mambas encerram a sua participação na fase qualificativa, defrontando a Somália fora. O combinado nacional regista, neste momento, a sua melhor prestação de sempre em fases de qualificação para o Mundial com 15 pontos, podendo ainda somar mais nos dois jogos que restam.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos