O País – A verdade como notícia

Lançada 60ª edição da FACIM em Marracuene 

O Ministro da Economia e Finanças, Basílio Muhate, procedeu nesta segunda-feira, ao lançamento oficial da sexagésima edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que vai decorrer de 25 a 31 de Agosto, no recinto de Ricatlha, distrito de Marracuene, província de Maputo. O evento promete superar as edições anteriores em número de expositores, visitantes e diversidade de produtos e serviços.

Na cerimónia de lançamento, o governante sublinhou a importância da feira para a dinamização da economia nacional, destacando o seu papel na promoção de parcerias empresariais, na atração de investimento estrangeiro e na inserção de Moçambique no mercado regional e internacional. 

“Esta feira vai permitir a internacionalização da economia nacional, a promoção de iniciativas com vista a garantir a integração de Moçambique no mercado da Zona de Comércio Livre Continental e da SADC, a exposição de produtos com potencial de exportação, a promoção de oportunidades de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, o fomento de negócios em diversos segmentos da economia e a divulgação de iniciativas inovadoras”, afirmou Basílio Muhate.

A edição de 2024 contou com 2.300 expositores nacionais, 750 expositores estrangeiros de 28 países e 65 mil visitantes. Para este ano, as expectativas são ainda maiores.

De acordo com Muhate, a FACIM 2025 deverá acolher 2.350 expositores nacionais, 800 expositores estrangeiros, provenientes de 30 países, além de representantes do setor público e privado das 11 províncias do país. A organização prevê ainda um aumento significativo do número de visitantes, podendo chegar aos 70 mil. 

“Estamos confiantes de que esta sexagésima edição vai bater novos recordes de participação e de impacto económico, tanto pela diversidade de expositores como pelo número de visitantes e pelo volume de negócios a concretizar”, apontou o ministro.

Nesta edição, a África do Sul assume o papel de país de honra, partilhando o destaque com a província de Gaza, que será a parceira institucional da feira.

Segundo o Secretário de Estado da Província de Gaza, Jaime Neto, a região vai aproveitar o evento para promover as suas potencialidades económicas e turísticas.

“Interessa-nos divulgar as potencialidades da Zona Económica Especial, do agronegócio do Limpopo e da enorme biodiversidade de ecossistemas existentes nos parques nacionais de Limpopo e Banhine, bem como nas várias fazendas de bravio da nossa província”, afirmou o governante provincial.

Sendo o distrito anfitrião, Marracuene também prepara-se para acolher a grande movimentação de pessoas e viaturas. O Município garante estar empenhado em oferecer condições adequadas de acesso e acolhimento.

“Pela primeira vez o município envolveu-se de corpo e alma neste projeto. Estamos a atuar em várias frentes: desde a salubridade e limpeza dos espaços até à reabilitação e melhoria das estradas de acesso, para que todos cheguem sem dificuldades ao recinto da FACIM”, garantiu Shafee Sidat, presidente do Conselho Municipal de Marracuene.

A Empresa Municipal de Transporte Público de Maputo (EMTPM) também já anunciou um plano especial de transporte durante os sete dias da feira.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Lourenço Albino, serão disponibilizados meios adicionais para assegurar a mobilidade dos visitantes.

“Relativamente aos acessos, esta edição da FACIM está facilitada. Para além da EMTPM, como principal parceira, outros operadores privados vão garantir transporte para o recinto. Teremos autocarros a partir da Baixa de Maputo e do Museu, com cobertura pela Circular e pela N1. Queremos que ninguém fique de fora deste grande evento”, disse Albino.

O gestor adiantou ainda que haverá uma operação especial de transporte durante o período da feira.

“Temos a nossa operação normal que serve a população de Marracuene, mas a partir do dia 25 acrescentaremos operações especiais, com horários ajustados às atividades da feira. O calendário será divulgado antes da abertura oficial”, explicou.

A FACIM é organizada anualmente pelo Instituto para a Promoção das Exportações (IPEX) e constitui o maior evento de negócios do país, reunindo empresas nacionais e internacionais para a promoção de produtos e serviços, bem como para o estabelecimento de parcerias comerciais.

Criada em 1964, a feira começou por ser realizada na baixa da cidade de Maputo, mas desde 2006 passou a ter espaço próprio em Ricatlha, no distrito de Marracuene. Ao longo das últimas seis décadas, consolidou-se como um ponto de encontro obrigatório para empresários, investidores e decisores políticos, sendo também uma plataforma para a internacionalização da economia moçambicana.

A abertura oficial da FACIM 2025 está agendada para o dia 25 de agosto, e será dirigida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que deverá percorrer os principais pavilhões e interagir com os expositores.

Com o lema “60 anos a impulsionar negócios e parcerias”, a feira deste ano reforça o compromisso de Moçambique em promover um ambiente favorável ao investimento, ao comércio e ao desenvolvimento sustentável, num contexto em que o país procura consolidar a sua presença no mercado regional da SADC e no espaço da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos