O País – A verdade como notícia

Zambézia regista produção satisfatória de arroz 

A província da Zambézia registou bons resultados na produção de arroz. Só em Nicoadala, os números saíram de 132 mil toneladas, no ano passado, para 153 mil até ao momento. O número superou a expectativa de 145 mil toneladas para 2025. 

Nicoadala tem cerca de 41 mil hectares para a produção cultural de arroz. As machambas estão vazias, os camponeses já colheram tudo que havia nos campos de produção de arroz. Este ano, a primeira época foi satisfatória, diga-se houve super produção da cultura, o que anima os camponeses. A chuva caiu a um nível animador. 

No entanto, os camponeses clamam por financiamentos para incrementar as áreas de cultivo e a produção e escoamento do arroz. As vias de acesso para o mercado não animam os produtores. 

Izelia Sabão é Directora Distrital das Actividades Económicas, é responsável pela monitoria aos camponeses e a produção. Diz que estava planificado para este ano 145 mil toneladas, mas os números chegaram a mais 153 mil toneladas, uma percentagem de 103%. Comparativamente ao ano passado, o arroz em Nicoadala chegou aos 132 mil toneladas. 

A produção ocorre mas há falta de fábrica para processamento. Neste momento, os produtores estão a trabalhar no carregamento de produção através de carrinhas de caixa aberta para a cidade de Quelimane, para o armazenamento de produção. 

Para toda a província da Zambézia, a campanha 2024/2025 foi planificada uma área de perto de 3 milhões de hectares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos